O que é web analytics?
Todo dia uma quantidade enorme de dados são gerados pelos consumidores e suas ações.
Ter uma análise bem feita ajuda a compreender o comportamento da sua audiência e tomar ações mais concretas e certeiras.
Web Analytics é exatamente isso!
Estruturar e coletar dados do universo digital, seja no seu site, na sua plataforma ou por ferramentas externas de Big Data, para analisar e tomar decisões com mais certeza e menos risco.
O objetivo é otimizar seu negócio baseado em resultados anteriores.
Melhorar seu produto e melhorar seu time podem ser consequências se essa estratégia for adotada.
Principais Métricas
Algumas métricas devem ser acompanhadas de acordo com a sua empresa e produto.
Mas existem números que você deve ficar de olho sempre, independente do seu seguimento ou modelo de trabalho.
Eles são fundamentais para a saúde do seu negócio.
Entender quanto você gasta de investimento para converter um cliente e também quanto esse cliente trouxe de retorno para sua empresa vai deixar mais clara a balança dos seus investimentos em Marketing.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição por Cliente é o resultado de uma conta simples de matemática que mostra com clareza o valor gasto para adquirir um novo cliente. A partir dele é possível criar promoções de aquisição como as ações de indicação que são bastante usadas hoje em dia. Quando você recebe uma quantia por indicar um aplicativo para um amigo, esse valor de retorno foi calculado em cima do custo da aquisição daquele cliente.
Dessa forma a ação consegue atrair novos clientes de uma forma saudável.
O CAC é calculado da seguinte forma:
CAC = Investimento em aquisição de clientes / Quantidade de novos clientes
Esse cálculo é importante também para medir a eficiência dos seus investimentos.
O trabalho de Web Analytics envolve:
- Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
- Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
- Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
- Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
- Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
- Analisar a experiência do usuário no site;
- Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
- Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
- Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site;